domingo, 25 de dezembro de 2011

É NATAL

Hoje é dia de Natal!
As famílias juntam-se à volta da mesa, o pai Natal é rei e o bacalhau obrigatório. O Natal coincide sempre com o final de ano.
O ano que agora acaba, 2011, foi marcado pela dificuldade a vários níveis, o que levou à consciencialização pelas pessoas de que a vida não são apenas facilidades e que daqui para a frente terão que racionalizar de forma mais eficiente os seus gastos. Felizmente o Natal tem o dom de fazer esquecer as dificuldades por algumas horas...
O ano de 2012 vai ser igualmente complicado mas espera-se que seja de renovação e mudança. Eu estou optimista e desejo desde já um bom ano para todos!
Feliz 2012!!!

domingo, 14 de novembro de 2010

AMIZADE


Dedicado pela Sara à minha turma de Gestão de Marcas (ISCTE) em comemoração de um ano intenso e divertido. Obrigado Sara! :)


O Outono passa pela janela
As folhas caem deslumbrantes
Sob o rodopio do assobio
Elegantemente desalinhadas
De forma ou pavio

Cá dentro... às boas tardes
Acompanhadas por beijos
Junta-se o encontro
Das palavras e dos sorrisos
Entre amigos sem desvio

Lá fora... a natureza transforma-se
Cá dentro... a força constrói-se
Onde a ideia central ainda sem noção
Se atinge sem percepção
Deixando a emoção
O conhecimento e a valorização
Em cada convívio
Em cada vínculo
Da sua razão

A palavra chave para a amizade
É a união sem explicação
Onde o desconhecido
Se transforma em amigo
Dando lugar à relação
Sem qualquer prazo de duração
Que perdurará no coração

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Estado da Nação

Nos dias que correm as noticias continuam à volta da crise. A dependência de Portugal relativamente ao exterior coloca-nos num cenário em que mesmo sobre nós pouco ou quase nada decidimos.

Nas últimas semanas o assunto "quente" foi o orçamento do estado para 2011. Tivemos a oportunidade de assistir ao degradante jogo de poder entre governo e oposição que, como nos vêm habituando, mais parecia que estavam a medir forças num qualquer tabuleiro de estratégia sem terem a mínima noção das nefastas consequências que as suas atitudes provocariam para aquilo que realmente interessa e o motivo pelo qual existe um governo, a população portuguesa!
Todos estes acontecimentos trazem-me à memória a célebre frase "não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, pergunta sim o que podes tu fazer pelo teu país" proferida pelo ex-presidente norte-americano, J. F. Kennedy, brutalmente assassinado por defender um país mais democrático.

Efectivamente, chegamos a uma fase em que nem governo, nem oposição podem fazer seja o que for por nós, comuns cidadãos; uma fase em que a música que serviu de símbolo da nossa liberdade, de Zeca Afonso, faz novamente sentido pois "o povo é quem mais ordena". Se não é, deveria ser! De uma forma responsável, adulta, civilizada.

O país precisa de produzir mais, de vender mais, de exportar mais, de crescer mais. O país não vai produzir mais ao fazer uma greve geral à 4ª feira. O país vai-se atrasar mais uma semana por fazer uma greve geral à 4ª feira. A greve é um direito dos trabalhadores e como qualquer outro direito tem que ser utilizado de uma forma responsável. Novamente, não é o povo quem mais ordena mas sim os irresponsáveis líderes sindicalistas, que se juntam a um governo cansado e a uma oposição inerte.

Mas eu não estou desanimado. Sei que, enquanto todo este circo vai passando, existem portugueses, muitos, que diariamente lutam para ajudar o país a crescer, para criarem empregos, para cumprirem os seus compromissos, para colocarem Portugal na linha da frente.

Cada qual tem a responsabilidade de fazer a sua escolha pois continua a ser, efectivamente, o povo quem mais ordena!

sexta-feira, 12 de março de 2010

AVÔ

Cada um de nós conta com alguém como referência na sua vida, nas suas atitudes, na sua forma de ser... Seja mais ou menos famoso, todos nós temos um ídolo, alguém com quem nos identificamos e cujo percurso de vida se torna uma referência...

O meu ídolo é o meu Avô.

Infelizmente o Seu corpo já não está mais entre nós, mas o Seu espírito permanecerá eternamente. Felizmente viveu tempo suficiente para que a sua forma de ser fosse reconhecida, não apenas na hora do adeus mas durante a Sua vida.

Deixo nas seguintes palavras a homenagem merecida ao meu Avô, que declarei perante as centenas de pessoas presentes na missa do seu funeral:

"É ASSIM QUE ELE GOSTA: UMA CASA CHEIA!

TENTEI ENCONTRAR UMA PALAVRA QUE O DESCREVA MAS NÃO CONSEGUI. É IMPOSSIVEL DESCREVÊ-LO NUMA SÓ PALAVRA.

TODOS OS ADJECTIVOS QUE ME VINHAM À CABEÇA APLICAVAM-SE A ELE, MAS NENHUM ERA SUFICIENTE PARA O DESCREVER.

O AVÔ É INTELIGENTE, LUTADOR, PERSPICAZ, SONHADOR, LIDER, INTERESSADO, PREOCUPADO, PARCEIRO, OUVINTE, AJUDANTE, AMIGO, ESPECIAL, MARAVILHOSO... ENFIM, UM EXEMPLO.

A SUA GENICA, A SUA CAPACIDADE DE TRABALHO E O SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR DESDE CEDO SE TORNARAM FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA O DELINEAR DO MEU PERCURSO ACADÉMICO E PROFISSIONAL.

DESDE QUE ME CONHEÇO ELE ESTEVE SEMPRE LÁ, PRONTO A AJUDAR, NEM QUE FOSSE APENAS PARA OUVIR OS MEUS DESABAFOS… SEMPRE DISPONIVEL.

FALAVAMOS SOBRE TUDO E MAIS ALGUMA COISA. POLÍTICA, NEGÓCIOS, VIAGENS, FAMÍLIA… MAS O ASSUNTO PRINCIPAL ERA A MENINA DOS SEUS OLHOS… A TDN.

AO LONGO DOS TEMPOS FOI-ME CONTANDO AS SUAS PREOCUPAÇÕES COM AS VÁRIAS EMPRESAS DO GRUPO QUE ELE FUNDOU E QUE HOJE ALIMENTAM CENTENAS DE FAMÍLIAS, MUITAS DELAS HOJE AQUI REPRESENTADAS.

NO DIA EM QUE PARTIU, HORAS ANTES, PRIVEI COM ELE POR LARGOS MINUTOS E PROMETI-LHE QUE O SEU SONHO NÃO TERIA FIM. CUMPRIREI ESSA PROMESSA.

PROMETI-LHE TAMBÉM QUE A AVÓ FICARIA EM BOAS MÃOS E SERIA SEMPRE TRATADA COM MUITO AMOR E CARINHO, TAL COMO ELE A TRATAVA.

O AVÔ ERA A UNIÃO DA FAMÍLIA. AO DOMINGO ESSA UNIÃO MATERIALIZAVA-SE COM TODOS OS FILHOS E NETOS SENTADOS À MESA DO AVÔ.

HOJE, PERANTE TODOS, PASSA-NOS O TESTEMUNHO.

OBRIGADO AVÔ! ATÉ À ETERNIDADE."

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um dos melhores do mundo para viver

Esta segue para os profetas da desgraça:

"A revista International Living coloca Portugal na 21.ª posição da sua tabela anual de melhores países para se viver, que classifica 194 nações a partir de um conjunto de indicadores que vão do custo de vida até ao clima, passando pela cultura e entretenimento, economia, ambiente, liberdade, saúde, infra-estruturas e segurança. Em relação ao ano anterior, Portugal subiu quatro posições.

A revista voltou a classificar Portugal com 100 pontos em 100 possíveis nos itens "Liberdade" e "Risco e Segurança", subindo a nota em todos os outros excepto no "Custo de Vida" (de 59 pontos para 55) e no "Clima" (92-83). Portugal terminou com uma nota final de 73 pontos, contabilizando ainda 72 pontos em "Cultura e Entretenimento", 52 na "Economia", 74 no "Ambiente", 86 na "Saúde" e 56 na "Infra-estrutura".

Pelo quinto ano consecutivo, a França (82 pontos de média) liderou a tabela, à frente da Austrália, Suíça e Alemanha (todos com 81). Os restantes países ou territórios de expressão portuguesa aparecem nas posições 38 (Brasil), 130 (Macau), 142 (Cabo Verde), 151 (Moçambique), 158 (Guiné-Bissau) e 185 (Angola)."

Afinal o meu país é um dos melhores do mundo para viver, facto de que nunca duvidei, no entanto há quem continue a tentar dar uma imagem contrária, apenas com um único objectivo, subir ao Poder.

Estamos no topo da lista no que se refere a Liberdade e Segurança, factores fundamentais para a dignidade do cidadão e estamos bem classificados em Saúde, Ambiente e Cultura. Há ainda bastante a fazer no que respeita à Economia e ao Custo de Vida, precisamos de melhorar, é fundamental a taxa de desemprego estagnar e apoiar os empresários para que recomecem a contratar.

Em suma, temos que nos unir e debater o essencial, é a responsabilidade não apenas dos políticos mas fundamentalmente da comunicação social e de cada um de nós em particular.

Viva PORTUGAL!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Marketing: desafios de futuro

Nesta entrada em 2010 tive oportunidade de conhecer o Dr. Luiz Moutinho, docente da cadeira "Novas Tendências de Marketing" do mestrado que me encontro a frequentar, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Português, habitante da Escócia, académico da Universidade de Glasgow, o ritmo das suas aulas fazem-me recordar formações passadas, ministradas na Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), quer pelo Dr. Pedro Pinheiro, quer pelo Dr. Moreira da Silva, em diversas áreas relacionadas com a gestão e liderança.
Todos estes formadores primaram pela diferença, não só na bagagem que trazem consigo e conseguem transmitir aos formandos mas principalmente na forma como ministram as aulas, transformando a sala num palco em que todos, sem excepção, são intervenientes activos no desenrolar das actividades.

Após dois meses a aprendermos os mais variados conceitos tradicionais acerca do marketing, eis que o Dr. Moutinho vem alargar os nossos horizontes e fazer-nos lembrar que quem manda é o consumidor e, portanto, o marketing deverá ser construído a partir da análise prática dos seus comportamentos no dia-a-dia (de fora para dentro da organização) ao invés do habitual desenvolvimento do marketing do interior para o exterior da empresa. Conceitos como Integrated Management, Affluenza, Prosumers, Hard-on-Hard, Soft-on-Soft (pão-pão, queijo-queijo), Zones of Tolerance, Neuromarketing, Marketing Immunization, C&D, entre outros, surgem como uma lufada de ar fresco para quem anda nas lides do marketing tradicional há mais de uma década.

São experiências como esta que me fazem lembrar que os tempos da licenciatura ficaram para trás e estamos num novo patamar, não só de exigência mas também de satisfação pessoal.

Agora sim, a motivação disparou!